Saturday, September 27, 2008

Presidential Debate

Pontos altos de McCain:
- questão dos encontros diplomáticos com o Irão e afins;
- melhor focalização no se deve fazer presentemente no Iraque;
- defesa do programa core republicano (cortes de impostos, despesas do Congresso, referência aos veteranos)

Pontos altos de Obama:
- melhor argumentário sobre a crise económico-financeira;
- tocar nos pontos-chave do eleitorado (referência aos custos da classe média, wealthcare, educação, energias renováveis);
- crítica incisiva ao que levou o País para a guerra no Iraque, e o que disse na altura McCain.

Quem ganhou ou perdeu? Não é claro, mas parece que os primeiros inquéritos de opinião dão Obama à frente.
A CBS no inquérito que fez com "uncommited" que assistiram ao debate, dá 39% Obama - 34% McCain - 37% empate.
No entanto, no que concerne aos temas, Obama levou clara vantagem na parte económica (66-42%), McCain na política externa (subiu de 44 para 56% a opinião das pessoas de que McCain toma boas decisões em relação ao Iraque).

Houve bons disparos de parte a parte, mas ninguém se sobrepôs. Julgo que o que o eleitorado americano se focou principalmente no início do debate, sobre a questão económica, que era o que estava na ordem do dia. Aí Obama esteve melhor, e talvez será por isso que leva alguma vantagem nas sondagens pós-debate.

No entanto, julgo que o estilo de Obama de argumentar, começando sempre por dizer que "McCain tem razão nisto, mas..." não me parece eficaz, e os Republicanos já montaram um anúncio a demolir esse tique... não sei se pega no eleitorado, mas aposto que no próximo debate Obama não irá repetir a graça.

Por outro lado, parece que caiu muito mal o estilo intimidatório de McCain, nunca olhando para Obama, sempre muito tenso e zangado - também vem na sondagem da CBS que os eleitorados não gostaram da forma como se apresentou no debate.

Foi um bom aquecimento para os restantes debates. Veremos a evolução da táctica de ambas as campanhas. Mas julgo que Obama vai ter mais margem de manobra. Este debate era sobre política externa, e embora McCain tenha estado melhor no tema, Obama provavelmente ganhou aos pontos.

Mais importante: aumentou a percentagem de pessoas no eleitorado que o vêm preparado para ser Presidente - reduzindo substancialmente a distância que tinha para McCain. Isto promete.

No comments: