Sunday, September 28, 2008

MIddle Class

À medida que vão saindo mais sondagens sobre o debate de ontem, fica claro que para os americanos quem ganhou foi Barack Obama. A sondagem CNN dá 51% Obama para apenas 38% McCain. Pois...

Por uma razão muito simples - Obama falou para eles - para a classe média, para as famílias em dificuldade. Os primeiros 30 minutos decidiram o debate. McCain até poderia ter dado uma tareia a Obama na política externa (que claramente não aconteceu), mas os americanos continuariam a achar que Obama esteve melhor.

Estava na cara. Depois de 2 semanas em que a crise financeira foi o assunto do dia, seria de esperar que os americanos estivessem focados nesse tema. E o problema não é só a crise financeira. Aumentou o desemprego, a precariedade, aumentou o endividamento das famílias, que desesperam por um sistema de saúde público universal, aumentaram as desigualdades sociais.

Face a este cenário, os Democratas são quem apresentam as melhores soluções e argumentos. Desde logo porque têm a caução de 8 anos de Administração Clinton/Democrata, em que deixaram o País com um superavit orçamental, em que a taxa de desemprego era de 4%, e agora de 6,5%, com uma economia robusta (apenas ofuscada pela bolha das dot.com) e em que se respirava confiança.

Tudo Bush Levou. Ontem os americanos perceberam quem falou para eles.

Os anúncios das campanhas pós-debate também dizem muita coisa:





E Barack Obama não esperou muito para partir imediatamente para o ataque:



Dado que os próximos debates se irão centrar nos temas domésticos, claramente Obama vai ter mais margem de manobra. Mas primeiro veremos como corre o debate Biden vs Palin.

No comments: