Monday, September 22, 2008

O fim da banca de investimento - como a conhecemos

Goldman Sachs and Morgan Stanley, the last big independent investment banks on Wall Street, will transform themselves into bank holding companies subject to far greater regulation - NY Times

Isto sao excelentes notícias para os mercados financeiros, pois limita a especulacao que poderia ser feita em redor destas instituicoes financeiras, as únicas grandes casas de investimento que sobreviveram às últimas semanas de crise.

E é importante nao só porque, fundamentalmente, se vao sujeitar a maior regulacao e a regras mais restritas, no que toca a garantias, empréstimos, etc, mas também porque optimiza as expectativas dos agentes do mercado. E as expectativas sao essenciais para os mercados acalmarem, para nao continuar a haver uma tendência de venda de accoes e derivados.

Finalmente parece que o plano de nacionalizacao e regulacao vai tomar forma de vez, os Democratas no Congresso vao introduzir as suas propostas para complementar as intencoes da Secretaria de Estado do Tesouro, e tudo correndo bem conseguir-se-á estancar a sangria dos últimos meses, preparando convenientemente o futuro, à espera da nova Administracao eleita.

No comments: