Sunday, February 3, 2008

This Blog Supports Barack Obama

Na próxima Terça-Feira, dia 5 de Fevereiro, irá ter lugar a "Super Tuesday", o dia em que grande parte dos Estados Norte-Americanos irão realizar as primárias dos Partidos Democrata e Republicano – entre eles Nova Iorque e Califórnia, com grande número de delegados em disputa.

As eleições Presidenciais nos EUA não são apenas importantes para os seus cidadãos, mas para todo o Mundo, e por isso a cobertura mediática é intensiva no estrangeiro. Provavelmente muitos acompanham estas eleições como se do seu próprio País se tratasse. É o meu caso. Penso ter boas razões para isso.

Sendo os EUA a maior economia do Mundo, com as maiores empresas, o maior consumo energético, o maior sistema financeiro, maiores Forças Armadas, maior diversidade populacional, tendo as melhores universidades e sendo a maior Democracia do Mundo e a mais globalizada, entre várias outras razões, é necessariamente relevante para todos nós o processo das suas Eleições Presidenciais.

Como todas as eleições ter-se-ão de fazer escolhas sobre o que se quer para a América, cujas politicas são reflectidas noutros países, e muito importante, que tipo de Liderança se quer nas relações internacionais.

A partir deste momento este Blogue passa a ser um dos apoiantes de Barack Obama, candidato à nomeação presidencial pelo Partido Democrata. Não posso votar, mas posso apoiar.

Barack Obama é um Líder, na verdadeira concepção da palavra. Ele tem o condão de inspirar as pessoas, de fazê-las pensar pela sua própria cabeça, de contagiar o seu povo e os estrangeiros com uma visão liberal e progressista dos EUA e do Mundo.

Barack Obama é o candidato que melhor consegue mobilizar uma nova geração de americanos que não se revê na história dos EUA dos últimos 8 anos, que está farta das velhas políticas dos "falcões" de Washington, que tanto mal têm feito à América e ao Mundo. É o candidato que melhor representa um novo ciclo, uma nova fase, com novas metas e compromissos.

Manifestou-se publicamente contra a Invasão do Iraque, ainda antes de ter sido eleito Senador, e após ter sido eleito continuou como um dos principais opositores; é defensor de um sistema nacional de saúde público; de intensas e consistentes políticas contra o Aquecimento Global; é um dos principais defensores da transparência governativa da res pública americana, particularmente no que concerne aos fundos e financiamento federal; tem um plano económico cuidadoso, realista e pronto a enfrentar a actual crise económica; as suas propostas para o problema da imigração ilegal regem-se por uma linha progressista mas sem conceder a facilitismos; é contra aos lobbys das grandes corporações que corroem a democracia americana e prejudicam o bem estar do seu povo; é um profundo crente na pessoa humana e na sua capacidade de mudar o rumo da História.

Entre várias outras propostas e qualidades.

A sua proposta para o Public Health Care não é apesar de tudo a melhor, em comparação com as propostas de Hillary Clinton, que contempla todos os cidadãos americanos obrigatoriamente. É talvez a principal crítica que tenho a apontar.

Bom, bom, seria o Dream Ticket, nas palavras de Wolf Blitzer da CNN, Barack e Hillary. Quem ficará como Presidente isso é outra conversa.

Nas palavras de Barack Obama:
"I'm asking you to believe. Not just in my ability to bring about real change in Washington… I'm asking you to believe in yours"

No comments: