Tuesday, July 21, 2009

Rolling to the election

Começo a pensar que a proximidade entre as Autárquicas e as Legislativas será uma má experiência para a qualidade da Democracia portuguesa.

A nível local, dado que Rui Rio tem a eleição do Porto no saco, a maior discussão centrar-se-á sobre Lisboa. Parece óbvio que as campanhas de Sócrates/Ferreira Leite e Costa/Santana vão-se entrecruzar, com constante ruído paralelo.

Com as Legislativas primeiro, os eleitores vão sofrer consequências. Os soundbites ganharão mais importância, a espuma vai-se sobrepôr ao essencial: o programa eleitoral dos partidos.

Estou curioso para saber quais serão as principais propostas do PSD. Até agora sabemos apenas que são pela "política da verdade" (sim... aquele partido do qual alguns membros distintos andam a ser constituídos arguidos no caso BPN...). Na visita que faço ao site oficial vejo também qualquer coisa sobre política fiscal e apoio às PMEs. Portanto, só novidades...

Basicamente a próxima campanha Legislativa vai ser um teste aos últimos 4 anos socialistas e à performance de Sócrates. Desde as Europeias a coisa não está a correr bem... e com António Costa e Santana a ocupar bastante espaço mediático, os próximos meses não ver ser fáceis...

No comments: