Wednesday, July 15, 2009

Coligações e Movimentos Independentes

Depois de selado o acordo entre António Costa e o Movimento Cidadãos por Lisboa, indo Helena Roseta como nº 2 da lista de vereação, reforcei a minha convicção de que os movimentos independentes são uma forma inconsequente de actuação política.

Primeiro, porque normalmente resultam de conflitos entre militantes ou pessoas que ocuparam lugares de destaque político, em nome de determinado partido. Ou seja, surgem por estratégias pessoais de poder e não por uma verdadeira alternativa política.

Segundo, e também pela forma como surgem, não conseguem estabelecer uma base de apoiantes estável e sustentada. Isto também resulta de não terem os mesmos recursos que um partido.

Por consequência, estes movimentos muito dificilmente conseguem mobilizar-se para uma nova disputa eleitoral. Helena Roseta teve ainda sorte de as intercalares terem sido há apenas 2 anos e picos. Não teria a mesma força política se houvesse eleições no período normal de 4 anos.

O movimento de Carmona Rodrigues é outro bom exemplo. Hoje o ainda vereador decidiu que é melhor começar a dedicar-se mais aos passeios de mota... não teve tanta sorte como Roseta.

Este brinde de Costa é incompreensível, e depreende-se que a sua candidatura está sob alta pressão de Santana Lopes nas sondagens - só assim se pode compreender o engolir deste sapo.

Mas o mais importante, é que está-se a brincar à matemática política. Será que os lisboetas têm agora uma melhor alternativa neste estufado cozinhado por Costa e Roseta? E depois há ainda o embrulho com Manuel Salgado. Afinal dizem que se mantém como vice-presidente, e em caso de renúncia de António Costa seria ele o substituto. Mas isso é ilegal... e só resultaria se Roseta também renunciasse ao mandato... uma salganhada!!!

Ainda vamos ter uma grande surpresa nos resultados das autárquicas em Lisboa. Espero estar enganado...


No comments: