Friday, May 2, 2008

Ela e Ele


O mais importante que retirei da sondagem da Eurosondagem para o Expresso/SIC/Renascença, divulgada hoje, é que Santana Lopes tem grandes hipóteses de voltar a ganhar a liderança do PSD.

No meio do nevoeiro mediático, verifica-se que Santana Lopes segurou +/- a ala popular do partido. Não fosse o caso de Marco António, presidente da Distrital do Porto, ter afirmado subliminarmente o apoio a Pedro Passos Coelho, e provavelmente até arriscava dizer que Santana seria novamente o próximo presidente do PSD. Mas não é o caso, logo o próximo mês vai ser uma incógnita. Por enquanto, Alberto João Jardim reafirmou o seu apoio a Santana...

E quanto a Passos Coelho... o que este candidato vê com muito optimismo (o seu score na sondagem), eu vejo o princípio do fim. Está-se a colar a imagem de que não tem perfil para 1º Ministro (e com razão). É fatal. No mês que se aproxima, os militantes indecisos certamente não apoiarão um candidato que considerem que não chega a líder de Governo.

No próximo mês, isto vai-se resumir a duas pessoas: Manuela Ferreira Leite e Santana Lopes.
E quem sorri é José Sócrates. Hoje foi ao Algarve apresentar um programa de 87 milhões de euros para a Ria Formosa. Nova maioria absoluta no horizonte? Eu diria que sim.

No comments: