![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjK8x-uQ0IrmW6fP1I0pS9P5MU2Zysupup-ckmdMrjGUdCXE238ax2X4mvtoV3T7oR1nFXdHGPN8SQedYXL8FDPudcBDhwXP8MS2EAzUtKry_0XBDOxYvogLYTOCg4v_qz1qvUcWy_KtFBj/s400/05clinton01_600.jpg)
Hillary Clinton venceu no Texas, Ohio e Rhode Island (Obama no Vermont). E deu certamente um novo ânimo à campanha.
A questão aqui é que a diferença de delegados ganhos ontem não é significativa para esbater a liderança que Barack Obama já leva. Tudo indica que no final Obama conseguirá ir à Convenção Democrata com a maioria dos delegados eleitos.
Julgo que se Hillary decidir levar isto até às últimas consequências, ou seja, ir para a Convenção diputar voto a voto, particularmente os super delegados (entre eles Al Gore, John Edwards, John Kerry, o próprio Bill Clinton, etc etc), tenho algumas dúvidas sobre qual será a reacção do eleitorado americano.
Porque se Obama conquistar a maioria dos delegados eleitos, e se por alguma arte Hillary mesmo assim ganhar a nomeação, através do apoio desses super delegados, é caso para muitas pessoas se sentirem enganadas neste processo supostamente democrátioc.
Teríamos então "meia dúzia" de pessoas a decidir por vez de milhões de outras, que foram depositar o seu voto e confiança no Partido Democrata.
Depois da noite de ontem é preciso esperar uns dias para passar a espuma, e vermos realmente o que é que isto vai dar.
No comments:
Post a Comment