Sunday, November 2, 2008

Closing Arguments

Após semanas algo intermitentes aqui no blog, ainda cá estou! Por isso, vale a pena postar algo com mais substância e que resuma o que penso das eleições americanas e Barack Obama.

Terça-Feira chega ao fim as eleições mais viciantes a que eu alguma vez prestei atenção. Embora seja um "political junkie" por natureza, nunca nenhumas eleições em Portugal mexeram tanto comigo. Poderá também ter a ver com o facto de não estar em Portugal, e ler e ver muito noticiário estrangeiro, que me fez focalizar mais na América cuja cobertura nos media, nos blogs e no You Tube é avassaladora.

Mas a principal razão é Barack Obama.

Admiro e admirei muitos políticos socialistas - Bill Clinton, Tony Blair, Zapatero, apenas para mencionar entre Presidentes e 1ºs Ministros - mas creio que encontramos em Barack Obama o primeiro líder do séc. XXI.

Primeiro, Barack Obama é um comunicador de excelência. Tem uma capacidade oratória fantástica, é muito claro, tem uma excelente dicção, e consegue atrair a atenção das pessoas. Como é óbvio, se fosse apenas por isto havia muita boa gente candidata a Presidente dos EUA...

Foi um aluno brilhante de Harvard, o primeiro afro-americano presidente da Harvard Law Review, professor de Direito Constitucional na Universidade de Chicago, o que nos diz que é uma pessoa inteligente, com mérito, e com capacidade para reflectir sobre os temas que irão desafiar a próxima Presidência.

Claramente é uma pessoa com discernimento, que contempla com muito cuidado os diversos assuntos, não é impulsivo como McCain foi quando se deu o crash na Bolsa, gosta de se rodear de especialistas que lhe dão opiniões factuais derivado da sua academia e experiência - já começam a ser famosas as reuniões que tem com o seu gabinete de economia ou de política externa.

E é alguém com capacidade de decisão. O lançamento da sua candidatura, a forma como a sua campanha foi gerida, a escolha de Joe Biden, a sua reacção a todos os temas que marcaram a campanha destas eleições sugerem que estamos perante uma pessoa que não se encolhe perante os desafios, que estuda com profundidade os dossiers, que sabe ouvir os especialistas, e que toma as suas próprias decisões.

Isto são tudo qualidades pessoais. Falta o factor ideologia. A combinação faz de Barack Obama o líder que a América e o Mundo precisam, na minha opinião.

E a ideologia significa libertar os EUA do conservadorismo neoliberal que aprisionou aquele País durante os últimos 8 anos com os resultados que se conhecem. Défice orçamental e comercial esmagador, 2 guerras sem sentido, crise económica, condicionamento dos sistemas de saúde e segurança social com tentativas falhadas de privatização, agravamento do nível e custo de vida, aumento do desemprego, aumento das desigualdades, nomeações desequilibradas para o Supremo Tribunal de Justiça com uma maior tendência ultraconservadora, militarização da política externa, unilateralismo, tentativa de descredibilizar o combate ao aquecimento global, políticas ambientais praticamente inexistentes a nível federal, etc etc etc.

Os Democratas irão trazer uma nova corrente política, cujas bases estarão assentes num sistema de saúde universal, combate à crise económica com políticas expansionistas e investimento público, e mudança do paradigma energético, com a criação de uma economia verde, que reduza a dependência do petróleo.

A partir destes 3 temas, veremos uma América mais preocupada com as pessoas de menores recursos e com a classe média. Veremos corte de impostos não para as grandes corporações e milionários, mas para quem realmente precisa, particularmente nesta crise. Veremos finalmente um modelo americano na saúde, universal e a baixo custo para todos os seus cidadãos. A garantia de sistema de segurança social público bem regulado, que garanta às pessoas o rendimento na aposentação para o qual pouparam durante uma vida trabalho. Veremos investimento público em infra-estruturas, que permitirão criação de postos de trabalho e ter um efeito multiplicador na economia - a receita Keynesiana. Veremos apoio a empresas energéticas e empreendedores que invistam nas energias alternativas e renováveis, apoios para a melhoria da eficiência energética de edifícios e habitações, e que permitirão aos EUA ter um papel de líder na economia verde do futuro, além da criação de novos empregos. Veremos o fim da ocupação americana no Médio Oriente, pelo menos para níveis aceitáveis que permitam a estabilização do Iraque e Afeganistão. Veremos o regresso do diálogo diplomático. Veremos o retorno do investimento na educação, nas escolas públicas, que permitam um ensino de excelência a todos os jovens americanos e não apenas a alguns.

Estes e outros temas irão ocupar a próxima Presidência dos EUA. Que terá muitos riscos.

O primeiro que salta à vista é o equilíbrio entre o investimento público que se anuncia e o balanço do orçamento federal. George W. Bush deixa uma herança terrível a nível financeiro, e será necessário prioritizar muito bem as necessidades dos próximos anos. O outro é a crise económica, que nos fará entrar em recessão nos próximos anos. Julgo que Barack Obama e o Partido Democrata sabem o que os espera.

As eleições americanas são importantes porque projectam uma imagem para o Mundo. Ao contrário do que julga os resultados nos EUA são importantíssimos. Não só pela questão da política externa, ou da economia.

Será o primeiro afro-americano eleito Presidente dos EUA. É um acontecimento histórico, que certamente ajudará a mudar a imagem da América no Mundo, particularmente o sentimento anti-americano nos países islâmicos. Mas também será muito importante pelo exemplo para as organizações políticas nos outros Países. Não tenho dúvidas nenhumas que esta campanha de Obama será uma trade-mark para todos os partidos socialistas/sociais-democratas/democratas/trabalhistas desse Mundo fora.

Veremos os temas políticos, a forma e o estilo da campanha de Barack Obama certamente reflectidos. E isso é bom. Porque a campanha de Obama foi excepcional, e porque acredito que a sua direcção e temas políticos são o futuro para a minha geração.

É por isso que tenho muita esperança em Obama. Não sou o único. Está à vista de praticamente todas as pessoas.

Se Barack Obama ganhar na 3ª Feira, como acredito que ganhará, o Mundo será um lugar melhor no futuro. Pelo menos temos essa Esperança, o que já não é pouco...

And these are my closing arguments! Yes We Can !

No comments: