Wednesday, October 8, 2008

Post-debate

Acabo de ver o vídeo do debate, e claramente McCain não conseguiu virar o jogo. Ou seja, se tudo continuar como está, Obama será o próximo Presidente dos EUA.

Apesar de ter estado melhor do que no debate anterior, no que concerne à questão económica no geral, julgo que McCain escorregou um pouco na questão do healthcare, segurança e protecção social. A primeira parte do debate correu melhor a Obama, no entanto quando entraram as perguntas de política externa McCain libertou-se um pouco, notou-se que ficou mais à vontade, e nivelou a discussão.

No entanto, o debate também ficou marcado pelo remoque de McCain, tratando Obama por "that guy", em relação a uma proposta de lei sobre energia, e pelo ataque de Obama ao facto de McCain ter cantarolado "bomb bomb bomb Iran", durante uma acção de campanha. Julgo que estas duas situações pegaram para quem viu o debate. Todo o spin criado na comunicação social após o debate também evidenciou esses episódios.

Portanto, felizmente tudo indica que Barack Obama conseguirá ganhar a maioria dos votos eleitorais nas próximas eleições americanas. Neste momento lidera as sondagens nos Estados chave para o desfecho eleitoral, e julgo que McCain apenas conseguiria recuperar caso acontecesse uma catástrofe. Mas... ainda falta um mês. The race goes on.

No comments: