Wednesday, February 6, 2008

Política a Sério - assim dá gozo!!

It was Hillary's night. But not the nomination...

Embora Barack Obama tenha ganho mais Estados na noite passada, Hillary teve a maioria dos delegados. Mais delegados, mais votos e ganhou nos principais Estados em jogo, excepto Illinois, base de Obama.

Nos Estados onde votaram mais de 1 milhão de pessoas (só nos Democratas)- dados do Washington Post:

Nova Iorque (cerca de 1.700.000) - Hillary 57% - Obama 40%

California (cerca de 4.000.000) - Hillary 52% - Obama 42%

Massachussets (cerca de 1.300.000) - Hillary 56% - Obama 41%

Illinois (cerca de 1.900.000) - Obama 64% - Hillary 33%

No Missouri, onde votaram mais de 800.000 pessoas, a contenda ficou praticamente empatada - Barack 49% - Hillary 48%.

No geral, e olhando para o mapa, é de observar que Hillary conquistou tanto a costa leste como a oeste, e Obama os Estados do centro do País. À partida isto quereria dizer que Hillary conquistou o eleitorado urbano, e Obama o eleitorado rural. Observando com pormenor essa afirmação não faz qualquer sentido.

Por exemplo na California, apesar da vitória de Hillary, Obama conquistou metade dos principais centros urbanos - S. Francisco e Sacramento - enquanto que Hillary ganhou Los Angeles e S. Diego. Também a questão racial, que se tinha levantado na Carolina do Sul, caiu completamente por terra, pois por exemplo no Dakota do Norte, onde o eleitorado é 92% caucasiano, Obama teve uma confortável maioria.

A chave para se perceber a noite de ontem, é que Obama teve predominância nos chamados swing states - Estados que nas eleições gerais tanto podem votar nos Democratas como nos Republicanos - enquanto que Hillary teve sucesso com os die hard democratas - os Estados que não vacilam no seu apoio aos Democratas.

Para mim, isto confirma a minha opinião de que Barack Obama é mais "electable" que Hillary quando estivermos na contenda a sério. Obama tem mais sucesso entre os independentes e entre Republicanos desiludidos com o seu partido - cortando com o principal trunfo de McCain. É um "bipartisan". Hillary por seu lado cria mais clivagens, as suas propostas são vincadamente liberais (que até me agrada - como socialista que sou - tal como deve agradar aos democratas americanos...), o que afasta Republicanos. Obama teve mais sucesso nos Estados onde há uma maior indecisão - Obama tem o condão de inspirar estas pessoas.

É evidente, contra factos não há argumentos, Hillary é uma excelente candidata. Sabe o que quer e para onde vai - ou melhor para onde quer levar o País. E com ela os EUA estariam muito bem. E não só isso, tem um grande apoio entre as mulheres, idosos, e latinos. Argumentos de peso...

Mas por enquanto, e apesar desta Super Tuesday, quase tudo como antes. O Washington Post contabiliza 1000 delegados e 12 Estados para Hillary, e 902 delegados e 15 Estados para Obama.

Tudo em aberto portanto, quando ainda estão em jogo mais 2543 delegados em 24 Estados...

Por enquanto, prefiro ver o copo meio cheio, do que meio vazio... estas eleições do Partido Democrata estão a ser um gozo de acompanhar... daqui a uma semana já há mais outra vez!

No comments: