O Governo Britânico vai injectar 37 biliões de libras esterlinas no Royal Bank of Scotland, Lloyds TBS e HBOS, demitindo igualmente os seus principais executivos.
Em reacção a este movimento do Governo Trabalhista as Bolsas tiveram altas subidas de cotações, com o Dow Jones Industrial Averages a subir 11% !
Ironia das ironias, foi anunciado que o Nobel da Economia será atribuído a Paul Krugman, fervoroso liberal e anti-Bush, que hoje escreve no NY Times a elogiar as políticas de Gordon Brown para superar a crise - Gordon Does Good.
Da angústia os mercados passaram hoje para a euforia. Se a Administração Americana seguir passos semelhantes aos Britânicos, estaremos perto de resolver a crise dos mercados financeiros. Por enquanto o republicano Paulson continua retincente, devido aos seus dogmas e a um forte lobbying conservador. Mas chegará lá, não tem alternativa, tal como aconteceu com o AIG.
As últimas semanas derrotaram de vez o credo do Mercado Perfeito, da Auto-Regulação, e de toda a matreirice que conservadores e neo-liberais nos venderam nas últimas 3 décadas. Em alturas de crise e desespero, os únicos que vêm em auxílio das pessoas são os Governos - que não fazem mais que a sua obrigação.
Para finalizar: espero sinceramente que Gordon Brown seja reeleito. Será difícil, para não dizer impossível, mas o Reino Unido merece um líder assim.
No comments:
Post a Comment